Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

World of Banda Desenhada

World of Banda Desenhada

Gilles Chailet

 

Semana negra para a Banda Desenhada europeia, com a morte de Daniel Hullet, e do fundador da revista Á Suivre, Jea-Paul Mougin, segue-se agora Gilles Chailet.

 

 

Nascido em Paris a 03 de Junho de 1946, Gilles Chaillet começou a sua carreira num estúdio de designer. Jacques Martin (autor de Alix) repara neste jovem e confia nele para em 1976 desenhar Lefranc. Três anos depois, inicia-se na revista Tintin a série que o vai tornar conhecido: Vasco. Uma série histórica que ele não vai deixar nunca, porque, depois de ter deixado o desenho a Frédéric Toublanc, ele continua a escrever o argumento desta série: o volume nº 24 está previsto pela Lombard em 2012.

A sua paixão pela história é revelada noutras criações: “The Last Prophecy” (Glénat, 2002-2007), “Tombelaine” (projectado por Bernard Capo, Casterman, 2002-2006), “Vinci” (a partir de um roteiro de Convard, Glénat, 2008 -2009), “Dans la Rome des Césars” (grande livro publicado em 2004 pela Glénat). E muito recentemente o “Les Boucliers de Mars”, projetado por Gine e publicado pela Glénat no início deste ano, álbum que foi pré-publicado na revista L’Immanquable nºs 1 a 3. De referir também o thriller Intox (com Olivier Mangin, Glénat),e a sua participação no “Triangle secret ou aux Voyages d’Orion”.


Desenhador realista de primeiríssimo plano, purista do detalhe e da credibilidade histórica, Gilles Chaillet deixa para trás uma obra importante e muitos fãs. Ele morreu na quarta-feira, 14 de Setembro com 65 anos.   

 

 Fonte: BODOI INFO