Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

World of Banda Desenhada

World of Banda Desenhada

Um Sac de Billes

UM SAC DE BILLES – KRIS (argumento), Vincent Bailly (desenho e cor) de uma adaptação de Joseph Joffo.

 

Álbum lançado em Março pelas edições Futuropolis e pré-publicado na revista L’Immanquable nos nº. 1 a 3.

             

Paris 1941, Joseph e Maurice desfrutam da tranquilidade da sua juventude despreocupada. Só que Paris está ocupada pelo opressor Alemão, que se está a tornar cada vez mais ameaçador. Filhos de um barbeiro judeu, rapidamente os rapazes são obrigados a usar as estrelas amarelas na lapela e na escola, os desacatos rapidamente têm inicio.

Sentindo o perigo a chegar o pai decide enviar os filhos para a zona neutra. Começa então a grande aventura de 2 rapazes cheios de dinheiro, mas abandonados a si próprios e que tentam encontrar a família do outro lado da fronteira da guerra…

Os riscos são imensos e as suas vidas estão constantemente em risco.

               

Depois do sucesso do seu excelente álbum, Coupures irlandaises, Kris e Vincent Bailly lançam-se na adaptação de um romance autobiográfico de sucesso, escrito por Joseph Joffo e do mesmo nome, Sac de Billes.

A adaptação é extremamente cativante, não só por ser uma evocação autobiográfica, mas tambem por nos mostrar uma sensibilidade e doçura, que nos arrasta para aquele período negro da história recente, de uma forma bela mas cheia de força. O curso da história evoca-nos a situação difícil da guerra e a limpeza étnica, numa atmosfera carregada de emoções.

 

A ler.