Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

World of Banda Desenhada

World of Banda Desenhada

SMOKE CITY

 

SMOKE CITY - 1º Álbum (Abril 2007)

Desenho de Benjamim CARRÉ

Argumento de Mathieu MARIOLLE

 

Este espectacular álbum, o primeiro de dois, foi publicado pela revista BoDoi nos numeros 103, 104 e 105 e deixou-me deveras agradado.

O efeito cinematográfico, com grandes planos demonstram claramente a influência do cinema neste autor.

 

É bom ler este tipo de álbuns de tempos a tempos! Nada distingue este álbum de muitos outros: Sinopse muito simples, estilo “Ocean’s Eleven” (segundo Benjamim Carré "Smoke City" foi inspirado no filme Ocean's Eleven e em Gotham City).onde um grupo de talentosos, forma uma equipa pretendendo dar o golpe da vida deles para poderem usufruir de um merecido repouso… Sem o saber o seu próximo assalto, roubar uma múmia de um museu, poderá mudar o destino de Smoke City para sempre.
 
MARIOLLE mostra ter excelentes dotes narrativos e através de uma ideia simples mas diabolicamente eficaz, agarra o leitor. 
O grafismo com uma atmosfera retro anos 50 dá um tom e uma atmosfera glamorosa e com cores fantásticas, CARRÉ faz parte daqueles autores que aproveitam ao máximo as potencialidades informáticas.
 

Muito bom este primeiro álbum de um díptico que promete, a conclusão deste álbum deixa em aberto algumas possibilidades fantásticas para o segundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficam aqui duas pranchas uma delas a primeira, nelas poderemos perceber o ambiente e a cor. A cidade é omnipresente e opressiva com um resultado muito bom. 

   

 © Mariolle/Carré/Delcourt